segunda-feira, 29 de maio de 2017

Os 10 melhores filmes de Johnny Depp antes de 'Piratas do Caribe'

Independente das polêmicas de sua vida pessoal, Johnny Depp sempre surpreendeu os cinéfilos por sua versatilidade e excentricidade nas escolhas da sua carreira. Embora o ator tenha sofrido alguns fracassos, como o filme ‘Mortdecai: A Arte da Trapaça’ (2015), ele teve muito mais sucessos. Principalmente quando analisamos sua carreira sem contar o blockbuster da Disney ‘Piratas do Caribe’.

Antes de 2003, quando aceitou viver o Capitão Jack Sparrow (uma escolha comercial que o faz ganhar milhões de dólares todos os anos e pela qual recebeu sua primeira indicação ao Oscar), Depp investia em filmes muito mais cheios de personalidade. A parceria com Tim Burton também lhe rendeu indicação ao Oscar por Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007) e outros papéis o fizeram ser respeitado pelos críticos, como Em Busca da Terra do Nunca (2004). Confira os 10 melhores filmes de Johnny Depp antes de 'Piratas do Caribe':

Cry-Baby (1990)
Cry-Baby (1990) (Foto: Divulgação)
A comédia romântica musical dirigida por John Waters, traz Depp como um adolescente rebelde dos anos 1950, o bad boy Wade Walker, líder de um grupo de delinquentes conhecidos como "drapes". O problema ocmeça quando Wade ‘Cry-Baby’ Walker se apaixona por uma garota do grupo "quadrados”. O filme não foi um enorme sucesso de bilheteria na sua estréia, mas desde então se tornou um clássico cult e ajudou Depp a criar a fama de galã. O filme ganhou críticas favoráveis e a performance de Depp recebeu uma reação positiva, com críticos o chamando de "forte revelação".

Alice no País das Maravilhas (2010)
Alice no País das Maravilhas (2010) (Foto: Divulgação)
Um dos papéis excêntricos de Johnny Depp foi o de Chapeleiro Maluco no filme de 2010. Mia Wasikowska, atriz que fez Alice, disse que "ambos (Alice e Chapeleiro Maluco) se sentem como estranhos e se sentem sozinhos em seus mundos separados". Burton também explicou que Depp "tentou encontrar um fundamento para o personagem... ao invés de apenas ficar louco”. O filme marca a sétima vez que Johnny Depp trabalhou sob a direção de Tim Burton. E o ator admitiu que achou o processo de filmagem em frente a um fundo verde "desgastante". Para o papel, Johnny Depp assistiu ao programa de comédia escocês Rab C. Nesbitt (1988) para aperfeiçoar a voz no tom Glasgow de seu personagem.

Profissão de Risco (2001)
Profissão de Risco (2001) (Foto: Divulgação)
Adaptado do livro homônimo de 1993 de Bruce Portner, o filme segue a história do contrabandista de cocaína americano George Jung nos anos 70. Embora o filme tenha tido um resultado mediano nas bilheterias, o desempenho individual de Depp foi muito bem recebido, com os críticos chamando a sua representação do personagem de "envolvente" e "fascinantemente naturalista". Ao lado de Depp, estava a atriz Penélope Cruz. Os espectadores deram ao filme uma pontuação de 87% no portal Rotten Tomatoes, que traz informações e avaliações sobre produções cinematográficas.

Em Busca da Terra do Nunca (2004)
Em Busca da Terra do Nunca (2004) (Foto: Divulgação)
O filme semi-biográfico narra a história do dramaturgo J.M. Barrie e da família que inspirou seu conto mais famoso, “Peter Pan”. A interpretação de Depp como Barrie, embora subestimada (particularmente depois de ‘Piratas do Caribe’), foi fascinante, com o ator trazendo a quantidade certa de graça e charme para a história. O que não passou despercebido pelos críticos. O filme também foi uma boa mudança de ritmo do ator. ‘Em Busca da Terra do Nunca’ (2004) permitiu que Depp se concentrasse em um papel mais discreto e desse um passo para trás, permitindo que Winslet e Highmore mostrassem suas habilidades dramáticas. O desempenho ganhou indicações de melhor ator nos prêmios SAG, Globo de Ouro, e Oscar.

Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador (1993)
Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador (1993) (Foto: Divulgação)
Baseado na obra de Peter Hedges, o filme traz Depp como o irmão protetor de Arnie (um Leonardo DiCaprio no início da carreira), que tem deficiência mental. Os dois vivem no Texas com a mãe com sobrepeso, que desistiu da vida há muito tempo depois que o pai os abandonou. O filme sobre uma família lutando em uma pequena cidade ganhou críticas esmagadoramente positivas. Leonardo DiCaprio recebeu a maior parte da atenção graças ao papel de Arnie, o irmão mais novo de Gilbert. Mas Depp também foi excelente no papel principal, interpretando um de seus personagens mais genuínos.

Medo e Delírio (1998)
Medo e Delírio (1998) (Foto: Divulgação)
Baseado na obra semi-autobiográfica de Hunter S. Thompson, o filme de 1998 segue as aventuras alimentadas por drogas de Raoul Duke (interpretado por Depp) e seu advogado, Dr. Gonzo (Benicio Del Toro) a caminho de Las Vegas . Em termos de bilheteria, o filme fracassou, arrecadando apenas US$ 10,6 milhões nos Estados Unidos. Enquanto o filme ganhou reações diversas com críticos na época da estréia, a performance de Depp foi aclamada. Afinal, esse é o tipo de filme que levanta ou derruba um ator. Felizmente, Depp passou muito tempo com Thompson antes da filmagem, estudando os maneirismos bizarros e os padrões de fala do escritor. Os críticos elogiaram o filme de Terry Gilliam por trazer o lado escuro e surreal da exploração de Thompson da América. Nos anos que se seguiram a sua estréia, o filme conquistou a fama de “cult” (como evidenciado pela classificação de 90% que o público mantém no Rotten Tomatoes).

Donnie Brasco (1997)
Donnie Brasco (1997) (Foto: Divulgação)
Depp assume outra história baseada em fatos reais no papel de Joseph D. Pistone, um agente do FBI que se infiltra na família criminosa de Bonanno em Nova York durante a década de 1970 sob o apelido de Donnie Brasco. Adaptado do romance de Pistone sobre suas próprias experiências, o filme ganhou grandes elogios. Os críticos destacaram a performance de Depp como “sensacional”. Na preparação para o papel, Johnny Depp encontrou-se com Joseph D. Pistone inúmeras vezes. Ele também fez aulas de tiro no FBI. Uma curiosidade: Al Pacino foi originalmente cotado para viver Brasco. No entanto, quando ele foi escolhido para viver o personagem Lefty, Al Pacino recomendou Johnny Depp para ser Brasco.

Edward Mãos de Tesoura (1990)
Edward Mãos de Tesoura (1990) (Foto: Divulgação)
A primeira de muitas colaborações entre o diretor Tim Burton e Johnny Depp continua a ser uma das favoritas dos fãs e uma de suas obras mais aclamadas pela crítica. Depp faz um homem artificial chamado Edward, que é incomumente gentil, apesar de ter uma aparência assustadora e tesouras no lugar das mãos. Ele é levado por uma família suburbana e acaba se apaixonando por sua filha (interpretada por Winona Ryder). Johnny Depp admitiu que "chorou como um bebê" quando leu o roteiro pela primeira vez. Poderia ser semelhante a Frankenstein, mas ‘Edward Mãos de Tesoura’ é menos um conto de horror sobre o perigo de passar dos limites do homem e mais uma história de amor encantadora sobre aprender a abraçar a criatividade e aceitar aqueles que são diferentes. Enquanto a carreira de Depp agora pode ser definida pelas inúmeras transformações que ele sofreu e  roupagens que ele tem colocado para vários filmes, ‘Edward Mãos de Tesoura’ é uma das mais memoráveis ​​- e por uma boa razão. Além de receber uma resposta extremamente positiva e solidificar as carreiras de Depp e Burton, o filme de 1990 continua tendo certa influência nos filmes modernos.

Ed Wood (1994)
Ed Wood (1994) (Foto: Divulgação)
Dirigido por Tim Burton, o filme de 1994 traz Depp como o cineasta Ed Wood. A história segue Wood durante o período de sua vida, quando fez seus filmes mais conhecidos e teve um relacionamento com o ator Bela Lugosi (Martin Landau). Embora não seja tão popular como algumas outras colaborações de Burton-Depp, a produção provou que Depp poderia segurar um papel excêntrico, mesmo sem toda a composição chamativa do figurino. O filme acabou sendo uma decepção na bilheteria, mas ganhou elogios de críticos e das audiências, e rendeu a Depp uma indicação ao Globo de Ouro.

Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007)
Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007) (Foto: Divulgação)
O capitão Jack Sparrow pode ser o atual personagem de Johnny Depp mais famoso de todos os tempos, mas não poderíamos negar o fato de que ele está espetacular como um assassino em ‘Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet’. Neste filme, ele não é apenas um Benjamin Barker que busca vingança, mas alguém que consegue cantar enquanto faz a barba. Há algumas cenas no filme em que Sweeney abre sua navalha muito rapidamente. Isso porque é realmente um aparelho de barbear mecânico. Existe um botão que ele pressiona para abrir a navalha, e esconde com o dedo. Ele pessoalmente solicitou ao departamento de suporte para projetar essa lâmina para ele, já que ele teve dificuldade em lidar com as lâminas de barbear reais. Em preparação para seu papel, Johnny Depp gravou vídeos de si mesmo em West Hollywood, trabalhando com o velho amigo e produtor de música Bruce Witkin para moldar seu próprio vocal sem um treinador de voz.

Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário